Aprendemos com o seminário apresentado como é importante o
uso de ferramentas que auxiliem os professores em sala de aula uma das mais
utilizadas hoje é a internet que é uma poderosa ferramenta, na aprendizagem dos
alunos, facilitando a compreensão e resolução de problemas proposto pelos
professores.
Os professores podem utilizar métodos diversos como o PBL –
aprendizado baseado em problemas, onde o aluno tenta resolver as questões propostas,
a partir de problemas da vida real iniciando uma pesquisa do tema proposto pelo
professor, mantendo o interesse do aluno e vontade de continuar aprendendo,
neste processo o professor é o mediador e guia os alunos dando uma direção
para a pesquisa, com esse método os
alunos podem utilizar o conhecimento adquirido em sala de aula para resolver os
problemas fora da sala de aula, em casa, no trabalho, em fim na vida.
Mas é necessário observar o que vale apena aprender, entra
ai os projetos de compreensão onde os professores avaliam o que deve ser
ensinado pra que de fato essas ferramentas sejam utilizadas para compreensão do
conteúdo, avaliam quais os aspectos que podem ser compreendido, qual é a melhor
maneira de alcançar esta compreensão, como os professores podem identificar que
os alunos compreenderam, como fazer com que os alunos saibam o que aprenderam.
É importante ressaltar que
os professores e livros não foram substituídos com esse método, os computadores
e ambiente virtual favorecem a aprendizagem.
Aprender em rede é uma
maneira diferente de obter o conteúdo existem como as meninas mostraram as
wikis e eduwikis que são paginas da web que podem ser editadas por diferentes usuários
e um espaço colaborativo, com o objetivo de criar conhecimento compartilhado
entre os alunos e professores, o eduwikis tem o objetivo de compartilha entre
os alunos da educação primaria e secundaria das diferentes escolas e
bibliotecas.
Para concluir a apresentação
as meninas ensinaram a fazer um blog e mostraram a importância dos blogs na
educação.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário